Saiba quais vacinas são oferecidas gratuitamente para profissionais de beleza e estética

Salão de Beleza
Profissionais que atuam na área de beleza e estética estão expostos à algumas doenças. Para reduzir o risco de contaminação, uma das ações necessárias é a aplicação de vacina.
Se você é um empresário ou gestor na área de beleza/estética, poderá indicar para a sua equipe a vacinação gratuita contra Hepatite B e Tétano.
É necessário que o interessado se dirija a um Posto de Atendimento no município do Rio de Janeiro.
Clique no site da Prefeitura do Rio de Janeiro e encontre o melhor endereço.
Saiba também as doenças mais comuns às quais os profissionais de beleza e estética estão expostos e como evitá-las (extraído do “Guia de orientação técnico-sanitárias para instituto de embelezamento e esteticismo da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro”):

AIDS

Causada pelo vírus HIV, atinge o sistema de defesa do indivíduo abrindo caminho para que outras infecções (infecções oportunistas) se instalem pelo organismo. Também pode ser transmitida por instrumentos Perfurocortantes, tais como, agulhas, seringas e lâminas não esterilizados e contaminados com sangue. O HIV é um vírus pouco resistente no ambiente, porém, por se tratar de uma doença incurável, o risco de contaminação deve ser sempre considerado. As normas de esterilização e descarte de materiais devem ser sempre respeitadas.

HEPATITE B E HEPATITE C

São duas doenças causadas por vírus que atacam o fígado, podendo levar à insuficiência hepática e até mesmo à cirrose (degeneração do fígado). A hepatite C pode levar até 30 anos para se manifestar e quando apresenta sinais já se encontra em fase avançada. Seu tratamento é demorado, necessitando, muitas vezes, de transplante de fígado. O vírus da hepatite C pode sobreviver por até 72 horas (ou mais) no material contaminado e sua transmissão se dá por instrumentos não esterilizados: alicates de unha, afastadores de cutícula. Agulhas, seringas e lâminas devem ser descartadas após o uso. Atualmente, existe a vacina contra a hepatite B, porém não há vacina contra a do tipo C.

TÉTANO

É causado por uma bactéria chamada Clostridium tetani. É extremamente resistente no ambiente, uma vez que se apresenta em forma de esporo (como se possuísse uma “capa” ao seu redor). Penetra na pele por meio de feridas e atinge o sistema nervoso. É transmitido por instrumentos perfurocortantes, tais como alicates, afastadores e outros contaminados.

MICOSES

Causadas por fungos, atingem principalmente pele e unhas. São transmitidas por meio de toalhas, lençóis, protetores de cadeira e de maca, lixas para pés e de unhas, entre outros materiais. Recomenda-se o uso de luvas e cuidados higiênicos específicos para cada material.

IMPETIGO

Bactérias da própria pele causam esta doença, sobretudo em indivíduos com a saúde debilitada. Ocorrem lesões em forma de bolhas com pus que se rompem e se tornam feridas. A transmissão pode ocorrer ao se compartilhar materiais contaminados, como toalhas, lençóis, protetores de maca e de cadeira, espátulas e outros materiais.

ESCABIOSE

Popularmente conhecida como sarna, é causada por um ácaro. Provoca lesões e coceira na pele, e pode ser transmitida pelo compartilhamento de toalhas, lençóis e protetores de cadeira e de macas que não foram, a cada cliente, devidamente higienizados ou descartados.

PEDICULOSE

Causada por piolho, pode ocorrer em regiões do corpo com pelos. Gera coceira mais intensa no pescoço e atrás das orelhas. Devido à sua localização, é mais comumente transmitida pelo compartilhamento de escovas, pentes, pincéis, toalhas, lençóis e protetores de cadeiras e de macas que não foram devidamente higienizados ou substituídos.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

null
Estética, Salão de Beleza, Vacina
Post anterior
MEI Profissional-Parceiro
Próximo post
A melhor maneira de gerar credibilidade para o seu negócio de beleza e estética