Quais são as obrigações das empresas inativas?

Outras
Quando há o encerramento de uma atividade, não basta somente fechar as portas do estabelecimento.
Quem possui os cadastros fiscais ativos, como por exemplo: CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Inscrição em Conselho Profissional e outros, deverá cumprir as obrigações pertinentes a cada um deles, mesmo que não esteja exercendo a atividade.
Para não precisar prestar informações aos entes federativos/autarquias que administram estes cadastros fiscais, é preciso extingui-los por meio do processo comumente denominado de “baixa” da inscrição.
Na área federal, as empresas que não estão exercendo a atividade, mas possuem o CNPJ ativo, são chamadas de “ empresas inativas” e mesmo nesta condição devem apresentar declarações que atestem a situação.
1- O que são empresas inativas?
Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.
O pagamento, no ano-calendário a que se referir a declaração, de tributo relativo a anos-calendário anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigação acessória não descaracteriza a pessoa jurídica como inativa no ano-calendário.
2- Quais são as obrigações das empresas inativas?
Na área federal, as empresas inativas devem cumprir com as seguintes obrigações:
  • DSPJ Inativas (até 2016);
  • RAIS Negativa;
  • GFIP Negativa;
  • DCTF.
A obrigatoriedade da apresentação da DCTF para as empresas inativas foi criada pela IN RFB Nº 1.646.
Quer saber como abrir uma empresa no Rio de Janeiro?
3- Conclusão
Quem quer manter cadastros fiscais ativos, deve cumprir as obrigações para não sofrer nenhuma penalidade. Para não ter que cumprir qualquer obrigação, é recomendado fazer o processo de baixa das inscrições.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

null
CNPJ, Inativas
Post anterior
Saiba quais são os efeitos da exclusão do Simples Nacional por excesso de receita bruta
Próximo post
Optantes pelo Simples Nacional estão isentos da contribuição sindical patronal