Conheça a nossa abordagem

Ambiente de negócios no Brasil

O Brasil está na posição 124 no ranking do Banco Mundial sobre a facilidade para fazer negócios. Está atrás de países como China (31º colocado), Turquia (33º), Chile (59º) e México (60º).

De acordo com o relatório, é avaliado itens como: o número de dias gastos na abertura de empresas, no pagamento de impostos, na obtenção de alvarás de construção, na conexão com a rede elétrica, no registro de uma propriedade, na obtenção de crédito, na execução de contratos e resolução de insolvência.

O relatório destaca ainda que o Brasil é o país onde as empresas gastam mais tempo para calcular e pagar impostos: 1.501 horas por ano em média.

Já uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisas Tributárias (IBPT), apontou que no Brasil são editadas cerca de 774 normas tributárias por dia útil.

A importância das PME´s na economia

Alheios aos problemas estruturais, os empreendedores brasileiros avançam a cada ano com o desenvolvimento de novos negócios.

Segundo pesquisa do SEBRAE, as PME´s (Pequenas e Médias Empresas) representam:

98%

das empresas do país

67%

das pessoas ocupadas

56%

dos empregados com carteira assinada (CLT)

62%

das empresas exportadoras

2,3%

do valor das exportações

20%

do PIB

Qual o perfil das PME´s?

Entre as PME´s, muitas são empresas familiares, as quais se caracterizam por serem administradas por membros das famílias que as fundaram.

Segundo o IBGE/SEBRAE, as empresas familiares representam 90% do total das empresas no Brasil, contribuem com cerca de 65% do PIB nacional e empregam 75% da força de trabalho.

Quais são os motivos da baixa sobrevivência das PME´s / Empresas Familiares

Outra pesquisa do SEBRAE, aponta que a taxa de PME´s que sobrevivem aos primeiros 2 anos é de 58%.

As causas da “mortalidade” são agrupadas conforme abaixo

  • null

    Planejamento

    ▸ Não obteve empréstimo em bancos
    ▸ Não negociou prazos com fornecedores
    ▸ Falta de planejamento

  • null

    Gestão

    ▸ Não acompanhava despesas e receitas com rigor
    ▸ Não aperfeiçoava produtos
    ▸ Produtos sem diferencial
    ▸ Não se atualizava

  • null

    Capacitação

    ▸ Não investia em capacitação de mão de obra
    ▸ Não fez curso sobre gestão de negócios

Com a pesquisa concluiu-se que:

Há um perfil de empresário que não sobrevive: são os que não planejam a abertura do negócio e não possuem experiência em gestão.

O dono da empresa que não sobrevive

  • null

    Abriu por necessidade

  • null

    Estava desempregado

  • null

    Abriu por exigência de cliente ou fornecedor

Outro dado relevante, apontado pelo IBGE e SEBRAE, na pesquisa referida acima, é que apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% sobrevivem à terceira geração de sucessores.

A conexão entre gestão e contabilidade

Gestão é chamada de ciência do resultado, é a área do conhecimento humano que dirige ações e recursos para atingir os objetivos de uma organização.

Gestão é abrangente e ao mesmo tempo fluida, mas não há empresário bem sucedido que não dê importância à ela.

Esses empresários adotam um conceito simples, porém importante: atividades operacionais fazem um negócio existir e atividades gerenciais fazem um negócio crescer e sobreviver ao longo do tempo.

A alta taxa de mortalidade das empresas se explica, em muitos casos, pela omissão dos empresários em investir nas atividades gerenciais (incluindo aí a capacitação gerencial e em equipe gerencial profissionalizada).

Há também instrumentos jurídicos importantes para serem adotados que ajudam as empresas a sobreviverem por longo tempo, como por exemplo, planejamento sucessório, tributário e patrimonial.

A Ciência Contábil atua para auxiliar empresários a superar os desafios de manter um negócio ao longo do tempo.

A Ciência Contábil não oferece apenas registro dos fatos que alteram o patrimônio das entidades e o cumprimento de obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias. Ela também oferece informações relevantes que são capazes de:

null

Reduzir custos

null

Reduzir diversos riscos

null

Aumentar a lucratividade

null

Melhorar a tomada de decisões gerenciais

A informação é poder, os gestores voltados para alta performance devem ficar atentos às empresas contábeis que são capazes de gerar alto valor agregado para as organizações.

tecnologia
null

Os desafios da transformação digital na área contábil

Este artigo discorre sobre a aplicação das tecnologias digitais nos processos contábeis, e tem por objetivo informar ao empresário qual o tipo de serviço contábil deverá optar para potencializar o crescimento do seu negócio.

Ver mais

Apoiar empreendedores é nossa missão

Como vimos, o ambiente de negócios no Brasil é um tanto quanto complexo, por isso, os empresários devem escolher prestadores de serviços profissionais que sejam capazes de ajudá-los a enfrentar os desafios de manter os seus negócios lucrativos.

Nos orgulhamos em fazer isso!