Venture Capital é um fundo que investe em Startups.
Além de investir com o capital, em troca de uma participação na empresa, o Venture Capital fornece o Smart Money (Conhecimento que ele recebe de uma Startup e passa para outra). Aliás, essa prática diferencia o Venture Capital de outros investidores como, por exemplo, os bancos.
Com o avanço das empresas de tecnologia e o crescimento de novas soluções para o mercado, o Venture Capital é uma das melhores maneiras do empreendedor acompanhar esse crescimento exponencial.
O Venture Capital deseja e espera que o empreendedor cresça de maneira acelerada, ou seja, uma Startup que cresce pouco não é de bom agrado para esses investidores. Entretanto, isso acontece porque esse tipo de investimento, geralmente, ocorre com valores altos.
O ecossistema brasileiro está cada vez mais maduro e já existem ótimos Ventures Capital que o empreendedor pode se associar.
Segue abaixo alguns Venture Capital no Rio de Janeiro.
A princípio, é uma entidade que atua no mercado desde 2000 e possui o objetivo de facilitar o relacionamento entre os integrantes da comunidade de investimentos de longo prazo, seja em âmbito nacional e internacional, propiciando um ambiente favorável a debates e intensificação de relacionamentos.
A ABVCAP possui programas de treinamento e desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre a indústria e está situada no Centro do Rio de Janeiro.
Desde 2007 atuando na gestão de fundos de Venture Capital, a Antera GR possui dois fundos sob gestão: o Fundo Primatec e Fundo Criatec (Fundos focados em empresas inovadoras de base tecnológica com alto potencial de crescimento).
Localizada na Lagoa, RJ, a Antera GR possui uma equipe experiente e internacional que possui o objetivo de gerar valor através de conhecimento especializado em valorização de empresas, plano de negócios, negociação e venda de empresa, expansão comercial, entre outros.
Em resumo, ela é uma empresa de Venture Capital fundada em 2017 que tem o intuito principal de investir em startups que se encontram nos seguintes estágios: Early Stage e Séries A.
De acordo com a Farol Ventures, a missão da empresa está focada em potencializar empreendedores e facilitar o acesso à soluções na áreas de educação, governança, risco e capital.
Em suma, a Sling tem por finalidade encurtar a jornada de captação de recursos aliando tecnologia e design para entregar uma experiência mais simples e menos dolorosa para o empreendedor. A empresa está situada na Gávea, RJ e atua no mercado desde 2017.
A Sling possui uma plataforma que ajuda empreendedores a encontrar os Investidores Anjo e Venture Capital ideais para o seu negócio.
Além disso, essa plataforma faz uma análise detalhada do Pitch Deck da sua Startup para torná-lo mais atrativo para investidores.
É uma gestora de recursos brasileira focada em investimentos de longo prazo com ênfase na maximização do potencial de seus investimentos.
Em resumo, a Gera trabalha em estreita parceria com os times das empresas de seu portfólio e dá atenção especial ao recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos.
Assim, ela investe em empreendedores de alto potencial com o objetivo de gerar impacto relevante na educação e obter retornos financeiros atrativos.
Considerada a principal gestora brasileira de fundos de investimento em empresas de tecnologia, a Confrapar possui um excelente track-record com mais de 20 empresas investidas no portfólio.
Aliás, a gestora conta com a experiência de mais de 100 acionistas na indústria de tecnologia, mídia e telecomunicações para permitir uma visão ampla do mercado e abrindo oportunidades para empresas.
A empresa foi fundada em 2007 e está alocada no Centro do Rio de Janeiro.
Formada por um grupo de executivos oriundos do Mercado Financeiro e T.I. com diversos cases de sucesso, a Ehtua possui a finalidade de combinar capital financeiro e intelectual para dar suporte no crescimento de novas ideias, pessoas, empresas e mercados.
Situada no Centro do Rio de Janeiro, a Ehtua foi inaugurada em 2016.
Por fim, para as Startups conseguirem ter uma boa estrutura para atrair um Venture Capital, elas precisam estar com seus indicadores e seus números atualizados; ter boas projeções e oferecer transparência.